Home » Notícias » Em gráfica rápida, digital e comunicação visual, somos todos gráficos!

Em gráfica rápida, digital e comunicação visual, somos todos gráficos!

Edizil Cópias diz que é empresa de processamento de dados

Aconteceu no dia 11 de novembro, na Procuradoria Regional do Trabalho (PRT), uma audiência entre o Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) e a Edizzil Cópias.

A empresa, uma gráfica rápida localizada no Centro de Fortaleza, se recusa a cumprir a Convenção Coletiva (CCT) da Categoria gráfica em benefício dos trabalhadores sob o falso argumento de ser empresa do ramo do Comércio. Sentindo que o argumento não é mais plausível, a empresa apresentou um novo argumento: ao invés de empresa do comércio, a Edizzil Cópias agora é empresa de processamento de dados.

 

Rogério Andrade, presidente do Sintigrace, afirma que o novo argumento é mais absurdo que o primeiro e não passa de mais uma medida protelatória, “ela chegou na audiência e disse que não era mais comércio e sim processamento de dados, o curioso é que a assessoria jurídica da empresa é a mesma que auxiliou a HBM Gráfica Digital a reconhecer a representatividade sindical dos gráficos nela empregados há menos de 45 dias anteriores”.

O presidente acredita que todo esse esforço para fugir da representatividade dos gráficos, seja por causa da jornada de trabalho, pois, a empresa cumpre atualmente jornada de segunda a sábado, maior que 44 horas semanais, sem pagamento de horas extras, segundo informação dos trabalhadores. E o cumprimento da jornada da categoria gráfica regulamentará a jornada de trabalho, coisa que a empresa não quer.

A PRT marcou nova para o dia 7 de janeiro na sede da procuradoria com a presença do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados Serviços de Informática e Similares do Estado do Ceará (SINDPD-CE), oportunidade em que o Sintigrace espera ter a questão definida em favor dos trabalhadores gráficos.