Home » Comunicação » ELEIÇÕES SINDICAIS – Eleição para escolha da diretoria do Sintigrace já tem nova data

ELEIÇÕES SINDICAIS – Eleição para escolha da diretoria do Sintigrace já tem nova data

Após ser suspensa pela juíza da 16ª Vara do Trabalho de Fortaleza, a eleição para a escolha da diretoria do Sindicato dos Gráficos do Ceará – Sintigrace, tem novas datas. Ocorrerão nos dias 11 e 12 de junho próximos.

A eleição sindical do Sintigrace foi suspensa após o representante da chapa 2, Adriano Sena Guedes, concorrente na disputa eleitoral, ter acionado judicialmente o Sintigrace, pedindo, entre outras medidas, tutela de urgência para suspender a eleição. Este pedido foi concedido (a suspensão da eleição), sendo agendada audiência para o julgamento da Ação.

A medida de urgência concedida pela juíza do trabalho, suspendeendo a eleição, levou em consideração a demissão irregular do empregado e candidato na Chapa 2, Manoel Adriano Souza da Silva, pela Atual Gráfica Eireli (Empresa pertencente a Newgraf). O empregado não poderia ter sido demitido pela empresa, pois é detentor de estabilidade provisória, adquirida por ser representante dos trabalhadores na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Ocorre que em nenhum momento, o representante da Chapa 2 informou à Comissão Eleitoral ou ao Sintigrace, sobre a estabilidade provisória do empregado demitido irregularmente. Fato este que a entidade sindical só veio tomar conhecimento após a concessão da medida de urgência de meritíssima juíza da 16ª Vara do Trabalho.

O presidente do Sintigrace, Rogério Andrade informou que “se o fato da estabilidade provisória tivesse sido comunicado à Comissão Eleitoral e ao Sintigrace, não teria ocorrido a impugnação da chapa 2, nem teria ocorrido a ‘judicialização’ da eleição”. E mais, disse o presidente, “a eleição teria ocorrido com a participação das duas chapas, evitando os transtornos e prejuízos para o Sindicato dos Gráficos, que ora estão ocorrendo”.

Junta governativa assumirá o Sintigrace a partir do dia 25 de maio

Na audiência de conciliação e julgamento da Ação movida por Adriano Sena contra o Sintigrace, foi feito um acordo que prevê, tendo em vista o fim do mandato sindical da atual diretoria em 30/04/2019, que será realizada assembleia extraordinária dos associados do Sintigrace, no dia 25 de maio de 2019, para eleger Junta Governativa que administrará a entidade até a posse da nova diretoria.

No acordo feito perante a juíza do trabalho da 16ª Vara ficou definido a prorrogação do mandato da atual diretoria até o dia 25 de maio, data da assembleia geral extraordinária, ocasião em que a diretoria prestará contas do atos administrativos e financeiros da entidade do período referente a prorrogação do mandato.

Assim, o Sintigrace está convocando os associados e associadas para a assembleia geral extraordinária que se realizará no dia 25 de maio, a partir das 9 horas, na sede do Sintigrace, conforme edital de convocação publicado na página 13, do caderno Populares, do jornal O Povo, edição do dia 13 de maio (foto abaixo).

A participação dos trabalhadores na assembleia que elegerá a junta governativa e na eleição para a escolha da diretoria do Sindicato será de suma importância para restabelecer a verdade dos fatos ocorridos na diretoria do Sindicato” finalizou Rogério Andrade.