Home » Comunicação » Arte Visual: Futuro Dirigente sindical ameaçado!

Arte Visual: Futuro Dirigente sindical ameaçado!

A direção do Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) denuncia a empresa gráfica Arte Visual (localizada na Rua Padre Mororó, Centro, Fortaleza) por desrespeito ao direito do trabalhador Diego Phellipe Gomes da Silva Barbosa.
O Sintigrace, recentemente notificou à empresa que Barbosa concorre as eleições da diretoria do sindicato, e, portanto, está protegido por lei contra demissão ou perseguição política, a partir da data da candidatura e, caso seja eleito, até um ano após o fim do mandato.
Porém, após anunciar aos seus superiores na empresa, que precisava se ausentar na parte da tarde para resolver problemas de caráter pessoal, o trabalhador foi suspenso pelo proprietário da empresa por 15 dias.
O patrão alegou que Barbosa havia saído sem autorização e, portanto, abandonado o serviço, ato do qual seria reincidente.
Para a direção do Sintigrace, que conversou com o proprietário da empresa, a punição é arbitrária e caracteriza perseguição política etentativa clara de intimidação ao trabalhador e sua entidade sindical.
Segundo o presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, que participou da reunião com a empresa, os fatos apresentados pelo proprietário para a punição ao trabalhador deixam clara a perseguição e a tentativa de intimidação ao trabalhador.
Andrade conta que durante a reunião o proprietário destituiu a hierarquia na empresa, dizendo que em casos de saída de trabalhadores durante o expediente apenas o proprietário pode autorizar.
Como não estava na empresa, nem foi localizado por telefone, o trabalhador teria que ficar esperando o patrão aparecer.
O presidente do Sintigrace avalia o fato, como “arbitrário, prepotente e arrogante, por parte de um patrão que no passado foi dirigente sindical representante de trabalhadores, e hoje, como patrão e dirigente sindical patronal, age como um escravocrata do século XIX, sendo um péssimo exemplo para frágil e jovem democracia brasileira, que ainda não chegou ao ambiente de trabalho”.
A diretoria do Sintigrace denuncia o fato arbitrário da Gráfica Arte Visual e reafirma que os ataques contra os direitos de qualquer trabalhador será repudiado pela categoria gráfica, pela diretoria do Sintigrace, pela CSP-Conlutas e pelo Movimento Sindical organizado, que será convocado a se solidarizar contra este ato de arbitrariedade da Gráfica Arte Visual.