Home » Destaques » COBAP demite trabalhadores doentes

COBAP demite trabalhadores doentes

 O Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) recebeu denuncia de que a Cobap está demitindo trabalhadores que, embora aptos ao trabalho, estejam doentes. Segundo a denúncia, a empresa está demitindo trabalhadores que desenvolvem problemas de coluna por conta das atividades exercidas na gráfica. Esse é o caso, por exemplo, de uma funcionária da Cobap e diretora do Sintigrace, Werika Andrade.

Outro caso denunciado, é sobre um trabalhador que estava doente e foi demitido ao retornar as atividades. Ainda circulam, entre os trabalhadores, rumores de que outra funcionária, com quadro de saúde semelhante, pode vir a ser demitida ao retornar ao trabalho. O surgimento da doença do trabalho está ligado à forma pelo qual o trabalho é prestado ou às condições do ambiente de trabalho e os médicos classificam apenas como doença comum.

A maior dificuldade é que os médicos em geral não avaliam a doença como Doença do Trabalho, que tem origem também na atividade do trabalhador, mas não está vinculada necessariamente a uma determinada função. Segundo Rogério Andrade, presidente do Sintigrace, o sindicato está acompanhando todos os casos e tenta barrar a demissão de um dos trabalhadores que se encontra afastado por problemas relacionados a coluna.