O Dia do Trabalhador Gráfico, comemorado no próximo 7 de fevereiro em todo Brasil, é uma data histórica para a classe trabalhadora brasileira. É um dos primeiros registros de vitória da classe trabalhadora sobre os patrões. Diga-se de passagem, uma vitória após uma greve de 42 dias, em que os patrões tentaram de todas as formas impedir e derrotar.
Os patrões do Sindgrafica, demonstrando desprezo pela história e desrespeito à classe trabalhadora resolve realizar uma comemoração ao Dia do Gráfico. Algum desavisado que desconhece os patrões gráficos do Ceará haveria de perguntar: o que comemoram os patrões do Ceará? Porém, não encontraria resposta.
Porque os patrões gráficos não comemoram nada. A realização da festa é uma tentativa de induzir os trabalhadores gráficos ao esquecimento coletivo. Esquecer a importância histórica da categoria gráfica e de sua luta em busca de melhores condições de vida. Tanto é assim que a categoria todos os anos, propõe que o 7 de Fevereiro seja feriado, porém a cláusula é negada reiteradamente pela representação patronal.
Esta contradição é a prova clara que o único objetivo dos patrões com a comemoração do Dia do Gráfico é manipular os trabalhadores para fazer com que esqueçam de sua própria história e torna-los sem identidade de classe. Pois, os patrões sabem que trabalhador sem memória e sem identidade é trabalhador incapaz de lutar não só por novos direitos, mas também incapaz de lutar para manter os já conquistados.
Rogério Andrade, presidente do Sintigrace.
Sintigrace Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica
