Home » Notícias » Agente laranja ainda é responsável por má formação de crianças no Vietnã

Agente laranja ainda é responsável por má formação de crianças no Vietnã

A Guerra do Vietnã foi um dos conflitos armados mais estúpidos da história da humanidade e um símbolo da prepotência norte americana em relação às questões políticas mundiais.

Ocorrida no Sudeste Asiático entre 1955 e 30 de abril de 1975, o confronto entre a República do Vietnã (Vietnã do Sul) com o apoio dos Estados Unidos, da Austrália e da Nova Zelândia; e, de outro lado, a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) apoiado pela China, a Coreia do Norte e a União Soviética.

 

O apoio americano, com o intuito de enfrentar o crescimento do bloco comunista, enviou tropas em 1965, para dar sustentação ao governo do Vietnã do Sul. Entretanto, os americanos falharam e foram obrigados a sair do país em 1973, e dois anos após, em 1973, o Vietnã foi unificado se tornando a República Socialista do Vietnã.

Antes da retirada americana, porém, aproximadamente quatro milhões de vietnamitas tanto do Norte quanto do Sul morreram, além de dois milhões de cambojanos e laocianos e de cerca de 60 mil soldados dos Estados Unidos. Os americanos também amargaram uma forte oposição dentro do próprio país, que gerou movimentos de liberação e direitos civis de grandes proporções.

Uma das principais armas utilizadas pelos americanos na guerra, no período de 1961 a 1971, foi o agente laranja, uma substância química jogada no solo que destruía plantações agrícolas e desfolhar florestas usadas como esconderijo pelos inimigos.

 O agente laranja é uma mistura de dois herbicidas: o 2,4-D e o 2,4,5-T. Durante a guerra, o produto foi produzido de forma negligente e não purificado, passando a apresentar altos teores de um subproduto cancerígeno: a dioxina tetraclorodibenzodioxina.

Afirma-se que foram utilizados cerca de 80 milhões de litros de herbicidas, que continham 400 quilogramas de dioxina sobre o território vietnamita.

Além de ter destruído o habitat natural, cerca de 4,8 milhões de pessoas foram expostas ao agente laranja, e tanto vietnamitas quanto soldados americanos, ficaram com sequelas como malformações congênitas, câncer e síndromes neurológicas.

Em matéria publicada pela BBC, mesmo após 40 anos, a guerra do Vietnã, ainda faz vitimas. Crianças ainda nascem no país com malformação congênita, resultante da contaminação do agente laranja. Os dados da Cruz Vermelha, afirmam que são cerca de 150 mil casos.

A BBC através do programa “Inside Out” esteve no Vietnã acompanhando cirurgiões ingleses que realizam cirurgias plásticas em crianças para diminuir os danos causados pelo argente químico. Veja o Vídeo – Inside Out – BBC Brasil.