Home » Notícias » Apesar das denúncias feitas pelos trabalhadores, Gráficas de Sobral negam realização de banco de horas

Apesar das denúncias feitas pelos trabalhadores, Gráficas de Sobral negam realização de banco de horas

Nos dias 29 e 30 de novembro, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e dos Serviços Gráficos do Estado do Ceará (SINTIGRACE) participou, na Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Sobral, de três mediações com empresas gráficas de Sobral: Global Gráfica, Sobral Gráfica e Gráfica Cleide.

A realização de banco de horas irregular por parte das empresas foi o ponto em comum entre as denúncias apresentadas contra as empresas, porém segundo informação do presidente do Sintigrace Rogério Andrade todas negaram a realização de banco de horas, o que para o dirigente sindical é muito estranho, uma vez que os trabalhadores daquela região informam o contrário peremptoriamente.

Andrade destaca que os trabalhadores gráficos de Sobral, desde muito tempo reclamam da realização do banco de horas nas principais gráficas da cidade, porém, as empresas informaram que além de não realizar banco de horas, pagam as horas extras na folha de pagamento. “É difícil acreditar que as empresas não pratiquem banco de horas, e o caso do pagamento das horas extras na folha de pagamento é impossível diante dos relatos feitos pelos trabalhadores”, enfatizou o dirigente.

O presidente do Sintigrace afirma que irá informar aos trabalhadores das empresas o resultado das mediações, mas se os trabalhadores informarem que alguma empresa faltou com a verdade o sindicato tomará as medidas jurídicas e políticas cabíveis.