Home » Comunicação » Campanha Salarial do Setor Gráfico de Embalagens – Sintigrace retoma Campanha Salarial 2018-2019

Campanha Salarial do Setor Gráfico de Embalagens – Sintigrace retoma Campanha Salarial 2018-2019

Primeira rodada de negociação. Representantes do Sintigrace, Xavier Pereira e Rogério Andrade (ao fundo) e do Sindembalagens: Adenauer Moreira e Jorge Parente (frente).

Após a celebração da Convenção Coletiva de Trabalho do setor gráfico convencional, o Sindicato dos Gráficos do Ceará retomará a mobilização visando a Convenção Coletiva de Trabalho 2018-2019 dos trabalhadores gráficos do setor de embalagens. As próximas semanas serão de visitas e reuniões com os trabalhadores nos locais de trabalho.

As reuniões serão para discutir e analisar o resultado de duas rodadas de negociações realizadas com o Sindicato da categoria econômica, no caso, o Sindicato das Indústrias de Embalagens – Sindembalagens.

Numa breve análise, o presidente do Sintigrace, Rogério Andrade informou que “as reuniões foram importantes para prorrogar a validade da Convenção Coletiva de Trabalho do exercício anterior, que mantém sua validade, com exceção das cláusulas econômicas. No entanto, não houve sequer discussão da pauta de reivindicações, pois, os patrões negaram as reivindicações sociais e econômicas dos trabalhadores” falou.

Além da prorrogação da data-base, fator positivo, e de negarem todas as reivindicações sociais, fator negativo, os patrões propuseram reajustar salários e pisos pela inflação acumulada do período que foi de 1,69%, fator também negativo.

Ficou claro que o objetivo patronal é apenas renovar a CCT em vigor e, se muito, reajustar os salários com base na inflação do período de maio de 2018, que é um completo absurdo”, reclama o presidente do Sintigrace.

Será necessário que os trabalhadores gráficos do setor de embalagens fortaleçam a campanha salarial para garantir reajuste salarial digno e condições de trabalho decente, mantendo as conquistas da categoria no setor.

Por fim, o presidente conclama os trabalhadores a receber a representação sindical nos locais de trabalho, fortalecendo as mobilizações na categoria.

E lembre-se: O Sindicato somos nós! Associe-se!