Home » Notícias » Centrais sindicais confirmam nova greve geral dia 30 de junho

Centrais sindicais confirmam nova greve geral dia 30 de junho

Na iminência de a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovar a reforma trabalhista-sindical (PLC 38/17), as centrais sindicais decidem por nova greve geral, com manifestação em todo o Brasil contra as reformas do governo Temer.

protesto brasilia Marcha 24 Maio
As lideranças das centrais sindicais brasileiras reunidas na sede regional da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), em São Paulo, confirmaram a convocação da classe trabalhadora para uma nova greve geral que ocorrerá em todos os estados brasileiros no dia 30 de junho, última sexta-feira do mês.

As entidades sindicais também conclamam a população para um dia de mobilização nacional, um “esquenta greve geral”, para dia 20 de junho. Segundo os dirigentes sindicais, as centrais “irão colocar força total na mobilização da greve em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, contra as reformas trabalhista e previdenciária e pelo fora temer”.

“A ideia é manter o foco contra as reformas defendidas pelo governo, para continuar alertando os trabalhadores e trabalhadoras sobre os riscos que corremos de perda de direitos trabalhistas, culminando numa nova greve geral ao fim do mês de junho”, afirma José Calixto Ramos, presidente da NCST.

Centrais sindicais
Participaram da reunião a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Força Sindical (Força), Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Central Sindical e Popular (Conlutas) e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e A Pública – Central do Servidor.

______________________________________________
NOTA OFICIAL

As centrais sindicais convocam a classe trabalhadora para um calendário de luta e nova GREVE GERAL dia 30 de junho.

As centrais sindicais, (CUT, UGT, Força Sindical, CTB, Nova Central, CGTB, CSP-Conlutas, Intersindical, CSB e A Pública- Central do Servidor), convocam todas as suas bases para o calendário de luta e indicam uma nova GREVE GERAL dia 30 de junho.

As centrais sindicais irão colocar força total na mobilização da greve em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, contra as reformas trabalhista e previdenciária, contra a terceirização indiscriminada e pelo #ForaTemer.

Dentro do calendário de luta, as centrais também convocam para o dia 20 de junho – O Esquenta Greve Geral, um dia de mobilização nacional pela convocação da greve geral.

Ficou definido também a produção de jornal unificado para a ampla mobilização da sociedade. E ficou agendada nova reunião para organização da greve geral para o dia 7 de junho de 2017, às 10h na sede do Dieese.

Calendário das centrais
– 7/06 – Reunião de organização das centrais sindicais no Dieese;

– 20/06 – Dia Nacional de mobilização das centrais, com panfletagens e atos; e

– 30/06 – greve geral

Fonte: DIAP