Home » Notícias » Comemoração dos patrões ao Dia do Gráfico é ataque à história da classe trabalhadora

Comemoração dos patrões ao Dia do Gráfico é ataque à história da classe trabalhadora

O Dia do Trabalhador Gráfico, comemorado no próximo 7 de fevereiro em todo Brasil, é uma data histórica para a classe trabalhadora brasileira. É um dos primeiros registros de vitória da classe trabalhadora sobre os patrões. Diga-se de passagem, uma vitória após uma greve de 42 dias, em que os patrões tentaram de todas as formas impedir e derrotar.

Os patrões do Sindgrafica, demonstrando desprezo pela história e desrespeito à classe trabalhadora resolve realizar uma comemoração ao Dia do Gráfico. Algum desavisado que desconhece os patrões gráficos do Ceará haveria de perguntar: o que comemoram os patrões do Ceará? Porém, não encontraria resposta.

Porque os patrões gráficos não comemoram nada. A realização da festa é uma tentativa de induzir os trabalhadores gráficos ao esquecimento coletivo. Esquecer a importância histórica da categoria gráfica e de sua luta em busca de melhores condições de vida. Tanto é assim que a categoria todos os anos, propõe que o 7 de Fevereiro seja feriado, porém a cláusula é negada reiteradamente pela representação patronal.

Esta contradição é a prova clara que o único objetivo dos patrões com a comemoração do Dia do Gráfico é manipular os trabalhadores para fazer com que esqueçam de sua própria história e torna-los sem identidade de classe. Pois, os patrões sabem que trabalhador sem memória e sem identidade é trabalhador incapaz de lutar não só por novos direitos, mas também incapaz de lutar para manter os já conquistados.

Rogério Andrade, presidente do Sintigrace.