Home » Comunicação » CONATIG lança Campanha de Saúde da Mulher Gráfica no Outubro Rosa

CONATIG lança Campanha de Saúde da Mulher Gráfica no Outubro Rosa

“Mulher Gráfica: a pessoa mais importante da sua vida é você mesma. Se ame, se cuide, se previna!” Este o slogan principal da Campanha da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (CONATIG) voltada à saúde da mulher profissional da referida categoria. A campanha chama atenção para a trabalhadora se cuidar em relação à proteção ao Câncer de Mama. E não deixar de fazer a prevenção anual. A iniciativa da Confederação está associada a Campanha Mundial do Outubro Rosa – que ressalta a importância da mulher realizar o exame e não deixar para depois, pois pode ser tarde demais. O Câncer de Mama, infelizmente, ainda é a doença que mais mata mulheres em todo mundo.

“Apesar de alegar falta de tempo para fazer o exame de prevenção, este tempo pode ser precioso para salvar a vida da mulher, pois, mesmo com medo de fazer o exame e descobrir algo negativo, há 95% de chances de cura do Câncer quando é descoberto no início”, alerta Lidiane Araújo, a integrante do Comitê Feminino da CONATIG e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Pernambuco. A sindicalista frisa que é recomendado fazer o exame clínico anual todas as mulheres a partir de 40 anos. Todavia, se houve um caso de histórico da doença na família, o exame já deve ser feito com 35 anos. É preciso se amar antes de qualquer coisa, logo, cuide-se e previna-se.

Eis a razão do slogan da Campanha da saúde da Mulher Gráfica no mês do Outubro Rosa, onde reforça que a pessoa mais importante da sua vida é você mesma. Desse modo, quem ainda não fez o exame deve correr para uma unidade de saúde onde realiza tal procedimento preventivo. Cerca de 30% dos 220 mil trabalhadores gráficos são mulheres. “Assim, as trabalhadoras que tiverem dentro dos critérios devem fazer o exame imediatamente”, convoca o presidente da CONATIG, Leonardo Del Roy.

O sindicalista conta ainda que, se, infelizmente, o câncer for confirmado, as trabalhadoras devem buscar apoio da família, mas também elas têm direitos especiais. As trabalhadores passam a ter o benefício do saque ao FGTS; isenção do IPVA, IPI, IOF E ICMS em aquisição de carro. A mulher doente também fica isenta do Imposto de Renda. Até o 15º dia de afastamento por atestado médico não terá desconto de salário; e, a partir do 16º dia passa para o INSS e recebe o benefício e o direito à estabilidade no emprego até sua volta liberada pelo médico. E, em caso de perda da mama, tem o direito de reconstrução mamária pelo SUS.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa, que é simbolizado pelo laço rosa e pela iluminação de prédios na mesma cor contra o Câncer de Mama, iniciou nos EUA e hoje é celebrado em todo o mundo. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20. Todas ações eram e são até hoje voltadas à conscientização da prevenção do câncer pelo diagnóstico precoce. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno da tão nobre causa. Isso faz com que o laço rosa e a respectiva iluminação assuma importante papel na sociedade, pois tornou-se uma leitura simbólica e visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Fonte: Conatig