Home » Notícias » Empresa que atua em âmbito nacional é denunciada pela categoria gráfica

Empresa que atua em âmbito nacional é denunciada pela categoria gráfica

O Grupo Fakka, empresa catarinense do segmento gráfico, está passando por problemas. A empresa, que possui unidade em Horizonte-CE, já foi denunciada por vários trabalhadores em todo território nacional. O real problema é que a empresa não está pagando o vale-transporte e o ticket alimentação da categoria.
Aqui no Ceará, a situação não é diferente. A empresa marcou uma reunião com o Sindicato dos Gráficos (Sintigrace) para discutir o problema, mas desmarcou.
Os trabalhadores de Horizonte já denunciaram a falta do pagamento e o sindicato está preparando uma visita à categoria para ficar a par do que realmente está acontecendo.
Desde o ano passado, os funcionários da empresa Fakka não estão recebendo e o passivo já chega a R$ 20 mil. Na unidade de Pernambuco (PE), por exemplo, a empresa já foi denunciada várias vezes fazendo com o sindicato local entrasse com uma ação na justiça, acionando os órgãos públicos competentes.
A Fakka não negou as acusações e alegou dificuldades financeiras, porém foi descoberto que ela, não está repassando como dia a lei, as contribuições sociais que descontam dos seus trabalhadores.
O presidente do Sindicato dos Gráficos do PE, Iraquitan da Silva, orientou aos trabalhadores de todas as empresas gráficas a denunciar todos os tipos de sonegações ou falhas patronais.
O Sintigrace concorda que as denúncias devem ser feitas para que o sindicato possa agir em benefício do trabalhador pois o silêncio sobre as irregularidades patronais só prejudica a categoria.