Home » Notícias » Enquadramento Sindical: HBM agora é gráfica

Enquadramento Sindical: HBM agora é gráfica

Dando continuidade a Campanha Em gráfica rápida, digital e de comunicação visual somos todos gráficos, foi realizada na manhã da  quarta-feira (15/10), uma audiência no Ministério Público do Trabalho – MPT entre o Sindicato dos Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace) e a empresa HBM Gráfica e Comunicação Visual, sob a mediação da Procuradora do Trabalho Mariana Férrer.

Na ocasião, a empresa reconheceu a representatividade sindical do Sintigrace perante os trabalhadores nela empregados.

De acordo com o presidente do sindicato, Rogério Andrade, a empresa reconheceu que seus empregados exercem atividades gráficas e a partir de hoje a representatividade sindical dos trabalhadores passa a ser do sindicato dos gráficos. Para Andrade não havia mais como a empresa manter o argumento de que é do ramo do comércio, diante de tantos serviços gráficos por ela produzidos.  “Segundo a empresa, a situação de boa parte dos trabalhadores já está adequada a Convenção dos gráficos, além disso, ela se comprometeu a efetuar a homologação das rescisões de contrato dos trabalhadores no sindicato e a formalizar um acordo sobre jornada para o cumprimento do parágrafo 3º, da cláusula 19º, da CCT”, explica Andrade.

 

Para relembrar

A primeira audiência com a HBM Gráfica e Comunicação Visual foi realizada no último dia 27 de agosto, também na Procuradoria. Na ocasião, a gráfica alegou que as atividades desenvolvidas na empresa (fotocópia e encardenação) eram comerciárias, mas que posteriormente eles adicionaram ao seu contrato social outras atividades como impressão, banner, digitação, cartão de visita etc.

As audiências com a HBM Gráfica e Comunicação Visual fazem parte da campanha do Sintigrace pelo cumprimento da CCT por parte das gráficas rápidas, fotocopiadoras e comunicação visual.