Home » Convenções Coletivas » Fechada a CCT 2016-2017 do setor de Embalagens

Fechada a CCT 2016-2017 do setor de Embalagens

Acaba de ser celebrada a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2016-2017, do setor gráfico de embalagens. Após cinco rodadas de negociação, foram acertados os aumentos dos salários sem perdas salariais.

O piso da categoria foi aumentado em 11%, garantindo ganho real de 1%. Salários acima do piso serão aumentados em 9,83%. As diferenças serão pagas em parcela única, no máximo até o dia 22 de outubro.

O resultado da Campanha Salarial não foi aquele almejado pela categoria, contudo, também não foi o desejado pelos patrões que, orientados nacionalmente a retirar direitos e negociar salários abaixo da inflação, não conseguiram rebaixar os salários.
Apesar de várias propostas, nós, infelizmente, não conseguimos melhorar a CCT como queríamos, porém, não saímos derrotados. O aumento do piso (11%) obteve ganho de 1% acima da inflação. Os salários maiores que o piso, o aumento foi igual a inflação. As demais conquistas da categoria foram mantidas.
As empresas tem até o dia 22 de outubro para pagar as diferenças salariais dos trabalhadores em parcela única, na folha de pagamento. A Contribuição Assistencial, que é descontada de todos os trabalhadores para cobrir gastos com a Campanha, também terá o mesmo prazo para o desconto.
A oposição ao desconto pode ser feita pelo trabalhador até dez dias antes do primeiro pagamento reajustado, ou do pagamento das diferenças salariais, conforme a data do registro da CCT.
No entanto, o Sindicato conclama que o trabalhador não faça oposição. Pois é através dele que as despesas da Campanha serão saudadas. Esperamos que o trabalhador procure fortalecer o Sindicato através da não oposição ao desconto assistencial e, principalmente, se associando. Somente desta forma poderemos realizar campanhas salariais fortes.

Para baixar a CCT 2016/2017 CLIQUE AQUI