Home » Notícias » Filiação é o único meio para fortalecer STIGs para melhorar condições de trabalho

Filiação é o único meio para fortalecer STIGs para melhorar condições de trabalho

A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (Conatig) entende que a sindicalização é a única resposta que os trabalhadores devem dar diante da pressão patronal contra as melhorias nas condições de trabalho e direitos. O empregado filiado à entidade de classe constrói sólidas condições políticas para negociar as garantias de empregos decentes, distribuição equitativa da riqueza e crescimento econômico sustentável.

 

Todavia, nos últimos anos, sobretudo após à crise econômica mundial de 2008, os setores patronais e muitos governos vêm buscado retirar direitos e, com apoio de parte da mídia, enfraquecendo a imagem dos sindicatos diante da própria classe trabalhadora, ampliando o medo de punições no trabalho devido à sindicalização, o desinteresse de jovens empregados, o aumento de desafios às mulheres profissionais e o desestímulo até mesmo dos sindicalistas na luta de classe.

As entidades obreiras precisam reagir e criar estratégias para reverter este quadro de atentado à classe trabalhadora. Esta posição é da Conatig e de centenas de órgãos sindicais filiados à UNI Global – entidade intersindical mundial.

Os trabalhadores gráficos brasileiros iniciarão uma campanha nacional de sindicalização a partir do dia 7 de fevereiro, quando se comemora o Dia Nacional da Categoria no Brasil.

A campanha nacional de filiação dos gráficos aos sindicatos da categoria atende à principal diretriz da UNI Global, que visa desenvolver os órgãos obreiros e potencializar as respectivas representações sindicais em defesa do fortalecimento das negociações coletivas de trabalho pelo mundo inteiro.

A iniciativa é necessária principalmente diante do desafio para garantir e ampliar direitos trabalhistas. Apesar dos órgãos de classe garantirem o direito dos funcionários através da convenção e/ou acordos de trabalho em decorrência da árdua organização da categoria, a cobertura da negociação coletiva tem diminuído em 2/3 dos países pelo mundo. A informação é da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O dado foi repassado durante o 4º Congresso Global da UNI, realizado no mês passado, na África do Sul. O evento contou com a presença de dirigentes da Conatig.

“Portanto, precisamos fortalecer os nossos sindicatos através da maior participação de gráficos sindicalizados”, diz o presidente da Conatig, Leonardo Del Roy.

O dirigente encara a missão como sendo uma guerra, pois entende que os órgãos de classe precisam filiar os trabalhadores, já que isso é uma luta contra aqueles que tentam enfraquecer primeiro os sindicatos, para, consequentemente, fragilizar os direitos da categoria.

A Conatig dará todo o material necessário para as entidades promoveram a campanha de sindicalização. Os sindicatos e federações interessadas em aderir ao movimento devem entrar em contato com a Confederação.

Fonte: Conatig