Home » Notícias » Gráficas desrespeitam categoria e funcionam no Dia Internacional do Trabalhador

Gráficas desrespeitam categoria e funcionam no Dia Internacional do Trabalhador

 

Uma blitz do Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) realizada no 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, constatou o total desrespeito dos donos de gráfica com a categoria, que não cumpriram a Lei Federal 7.466, de 23 de abril de 1986 que dispõe sobre a comemoração da data referente à memória de luta dos trabalhadores.

A Lei determina como feriado a data a ser celebrada no dia, sem ser permitido adiar ou adiantar o Dia Internacional dos Trabalhadores.

Na ocasião, o Sintigrace gravou um vídeo, apresentado pelo presidente da entidade, Rogério Andrade. Nele, é possível ouvir a maquinaria em funcionamento por de trás de portas parcialmente fechadas ou, até mesmo, visualizar a produção gráfica em pleno funcionamento.

 

Andrade informa que o sindicato irá entregar a filmagem a Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) e abrir uma denúncia formal contra as empresas filmadas no vídeo. São elas: Gráfica Cearense, Expressão Gráfica, Tecnograf, Macograf, Printcolor, Gráfica Três Irmãos e Pouchain Ramos.

 

 

Mais desrespeito

O descumprimento da Lei Federal pelo patronato é parte da construção do pensamento capitalista de que o trabalhador é uma simples ferramenta a serviço de suas empresas. Não diferem seus funcionários de qualquer uma das máquinas. O que mais justificaria o cartaz exposto na Embacel?

 

 

A empresa que fabrica embalagens, segundo Andrade, não fechava durante a celebração do 1º de maio. Esse ano, alertada pelo Sindicato de que deveria cumprir o direito dos trabalhadores, não entrou em funcionamento, mas “brindou” a categoria com um cartaz onde vemos a imagem de um homem de terno, facilmente interpretada como sendo um empresário, de pé sobre as costas de um trabalhador que serve de “escada” para que o cartaz seja preso.