Home » Comunicação » Gráficos gaúchos lutarão por um reajuste salarial acima da inflação

Gráficos gaúchos lutarão por um reajuste salarial acima da inflação

Com a aproximação de abril, mês que marca a data-base da categoria dos trabalhadores gráficos do Rio Grande do Sul, a Federação Estadual da classe (FETIGERS) iniciou os trabalhos da Campanha Salarial 2016. A entidade já reuniu o Conselho de Representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado (STIGs) e oficializou o começo da campanha no Estado. A FETIGERS e os STIGs definiram a pauta de reivindicação, que já foi encaminhada ao sindicato patronal. O pleito principal é o reajuste salário com ganho real, ou seja, um percentual acima da inflação. Os gráficos ainda exigem novos benefícios.
“Após discussão e aprovação dos representantes dos STIGs filiados, a nossa luta será em defesa de um reajuste salarial com aumento real”, diz o presidente da FETIGERS, Lauro Rosa. O sindicalista acrescente que outros pontos comporão a pauta de reivindicação nesta campanha salarial gráficos gaúchos, a exemplo do Vale-Refeição/Alimentação.
A luta por benefícios para a categoria incluirá ainda o Adicional Noturno com 30% de acréscimo, hora extra com adicional de 60% e o Programa de Cultura do trabalhador. Além disso, o transporte noturno dos gráficos, um seguro de vidas, a supressão total do banco de horas. E ainda a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário, entre outras reivindicações a favor da categoria.
O último sábado de fevereiro (27) foi marcado pelo tradicional encontro anual dos trabalhadores gráficos da capital e da grande Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, promovido pelo Sindicato da categoria na Região (STIG). A festa, que foi realizada para celebrar o Dia Nacional dos Gráficos (7 de fevereiro), contou com os trabalhadores sindicalizados e seus familiares, além da direção do STIG, presidido por Hamilton Vargas. Também prestigiou o evento os presidentes da Nova Central Sindical de Trabalhadores de SC (Altamiro Perdoná) e da Federação Estadual dos Trabalhadores Gráficos FETIGESC (José Acácio). Durante as festividades, houve muito lazer, entretenimento e sorteios de várias brindes entre os participantes.