Home » Notícias » Gráficos terceirizados do BNB ainda lutam para receber rescisão de contrato

Gráficos terceirizados do BNB ainda lutam para receber rescisão de contrato

No último dia 16 de dezembro foi realizada na sede da Procuradoria Regional do Trabalho – PRT, uma audiência de mediação entre o Sindicato dos Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace), a empresa Delta Locação de Serviços e Empreendimentos Ltda. e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

 

Na pauta da mediação, presidida pelo Procurador do Trabalho Carlos Leonardo Holanda Silva, o pagamento, atrasado desde 31 de agosto de 2013, da rescisão de contrato dos trabalhadores gráficos terceirizados pela empresa Delta na Gráfica do BNB.

A Delta informou que “…foi realizado pagamento de verbas rescisórias aos trabalhadores, em depósito em conta”… Porém, “a empresa não soube precisar que parcelas foram contempladas”. A empresa também declara que “… tem pendências de valores a serem pagas pelo BNB, a título de serviços prestados, mais precisamente a repactuação do contrato de 2012”…  e  acredita que “…haja alguma espécie de seguro-garantia do contrato, o que poderia resultar em valores que poderiam ser utilizados no pagamento dos trabalhadores”…

O BNB por sua vez informou que “…não teve tempo hábil para avaliar todas as circunstâncias em que estão inseridas o contrato de prestação de serviços com a Delta”… O banco solicitou prazo para maiores esclarecimentos.

Nova audiência foi designada para o dia 26 de dezembro, mas a empresa Delta solicitou adiamento. O Sintigrace ainda não foi informado oficialmente dos motivos que levaram a empresa desmarcar a audiência.

O presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, informou que no dia 19 de dezembro, o sindicato realizou reunião com os trabalhadores, ex-funcionários da Delta, que foram  esclarecidos sobre a audiência realizada na PRT. Na mesma reunião, os trabalhadores tomaram uma série de decisões sobre o tema e aprovaram a participação de três trabalhadores na comissão do Sintigrace que irá acompanhar as próximas audiências.