Home » Notícias » Patrões do setor gráfico realizam seminário, reunião e feira em Fortaleza

Patrões do setor gráfico realizam seminário, reunião e feira em Fortaleza

 

Os patrões da indústria gráfica realizarão de 24 a 27 de outubro, no Centro de Convenções de Fortaleza a primeira edição da Feira de Equipamentos e Serviços para a Indústria de Impressão Digital, Sinalização e Serigrafia – Signs Nordeste 2012.

O Presidente do Sindicato dos Gráficos do Ceará (SINTIGRACE), Rogério Andrade, informa que os organizadores do evento divulgaram que a escolha do Ceará foi estratégica, pois, o Nordeste consome e produz 40% das tintas para impressão digital fabricadas no Brasil. Os estados do Ceará, Bahia e Pernambuco lideram as compras desse produto na região.

A feira já tem 45 expositores divididos em 32 estandes. São esperados cerca de 5.000 visitantes ao evento. A organização, segundo informações publicadas no Diário do Nordeste, afirma que cerca de 270 empresas devem liberar seus empregados para participar da feira.

Paralelo à programação será realizado o I Seminário Norte-Nordeste da Indústria Gráfica. No dia 26 será aberta a XI Reunião das Abigraf’s do Nordeste.

Andrade comenta que o setor gráfico brasileiro fatura alto, cerca de 21,5 bilhões de Reais. No Ceará, Bahia e Pernambuco estão concentradas 63% das empresas e 67% da mão-de-obra empregada.  “Quero saber qual será o argumento patronal na negociação salarial deste ano, para negar o piso salarial da categoria ’’, refletiu o presidente.