Home » Comunicação » Práticas antissindicais: Newgraf demite dirigente sindical por “justa causa”

Práticas antissindicais: Newgraf demite dirigente sindical por “justa causa”

AntissindicaisA Newgraf, empresa localizada no bairro Castelão, em Fortaleza demitiu por “justa causa” o diretor do Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace), Adriano Sena. O motivo, segundo o documento fornecido pela empresa, teria sido atitude “desidiosa” do dirigente sindical, ao conversar com um companheiro de trabalho, que também é dirigente sindical, que estava em expediente de trabalho.

Segundo Rogério Andrade, presidente do Sintigrace, “a Newgraf já vinha agindo para forjar essa demissão por justa causa no companheiro Adriano Sena, através de reiteradas suspensões e advertências pelos motivos mais fúteis possíveis”. Segundo o presidente, a empresa já havia inclusive, suspendido o diretor do Sintigrace, por não ter aceitado mudança de horário de trabalho que fora imposta de forma arbitrária pela empresa.

O Sintigrace denuncia ainda, que a Newgraf continua perseguindo os dirigentes, constantemente, e que o próximo a ser demitido por justa causa ilegalmente, deve ser o secretário de formação do Sintigrace, Jailson Ribeiro, que também é funcionário da empresa e, como o companheiro Adriano Sena, vem sendo perseguido, desde que se elegeu diretor do Sintigrace. A direção do Sintigrace, entretanto já acionou seu departamento jurídico para defender o diretor pedindo a anulação da demissão do mesmo, uma vez que este é detentor de estabilidade provisória e, legalmente não pode ser demitido, muito menos impedido de exercer seu mandato sindical.