Home » Notícias » Resultado da terceira rodada de negociação do setor de embalagens patrões apresentam índice abaixo da inflação

Resultado da terceira rodada de negociação do setor de embalagens patrões apresentam índice abaixo da inflação

O resultado da terceira rodada de negociação salarial, realizada no dia 14 de agosto na Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) foi desanimador para os trabalhadores. O Sindicato patronal, representado pelo advogado Adenauer Moreira, apresentou uma proposta de reajuste salarial de 6,5%, percentual muito abaixo da inflação do período, que foi de 7,16%.

Os patrões ainda negaram as reivindicações consideradas prioritárias pelos trabalhadores: piso salarial, cesta básica e plano de saúde.

Para o presidente do Sindicato dos Gráficos (Sintigrace), Rogério Andrade o resultado não poderia ter sido mais desanimador: “achávamos que poderia ter sido melhor, pois havia reivindicações patronais a serem negociadas, e nós trabalhadores demonstramos disposição para negociá-las, mas eles recuaram de suas próprias reivindicações para negar as nossas.”

 

Quanto ao reajuste salarial, os trabalhadores, buscando manter o diálogo aberto, reduziram a proposta inicial de 15% para 13,6%, mesmo assim o representante patronal considerou o índice muito alto.

 

O presidente do Sintigrace, em resposta a ponderação do representante patronal de que os trabalhadores estariam dificultando as negociações, explicou que em uma negociação salarial é normal os trabalhadores apresentarem proposta de reajuste salarial com ganho real razoável, pois isso é salário direto, com impacto sobre a folha de pagamento, e que à medida que os patrões negociem as reivindicações que não tem impacto direto sobre a folha, o ganho real possa ir diminuindo de forma proporcional. “Não somos nós que estamos dificultando a negociação, pois diminuímos nossa proposta inicial, mesmo com os patrões negando todas as nossas reivindicações e oferecendo reajuste salarial abaixo da inflação,” reclamou Andrade.

A ausência dos próprios patrões na mesa de negociação foi sentida pela mediadora da SRTE, Jeritza Jucá, conforme explicou Andrade, "sem desmerecer o representante patronal a ausência de representantes diretos limita a negociação, uma vez que o representante patronal passa a ser apenas um interlocutor sem poder de decisão".

 

A diretoria do Sintigrace vai visitar os locais de trabalho para discutir com os trabalhadores os rumos da Campanha Salarial do setor gráfico de embalagem. Uma nova rodada de negociação está marcada para o dia 11 de setembro, também na SRTE.