Home » Comunicação » Reunião com Embacel discute funções e transporte

Reunião com Embacel discute funções e transporte

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (14), uma reunião entre os representantes do Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) e da gráfica Embalagens Ceará Ltda. (Embacel). Foram discutidos o enquadramento das funções gráficas dos trabalhadores das duas unidades cearenses da Embacel e o fornecimento de transporte aos trabalhadores.
A empresa se comprometeu a analisar as nomenclaturas das funções utilizadas pelo setor gráfico de embalagens e enquadra-las de acordo com as funções gráficas contidas no Código Brasileiro de Ocupações – CBO.
Rogério Andrade, presidente do Sintigrace, firma que o uso de nomes como auxiliar de produção e operador de processo, para funções gráficas, são aplicadas com a intenção de manter a polivalência do trabalhador e permitir desvios de função sem remunerar adequadamente o trabalhador.
Os representantes da Embacel, a exemplo da reunião anterior, alegaram contenção de custos para negar o fornecimento de transporte aos trabalhadores. Para o secretário Geral do Sintigrace, Nonato Fonteles, a Embacel utiliza um argumento “pueril para negar um direito legítimo dos trabalhadores, além do mais, a empresa não falou a respeito dos incentivos fiscais concedidos pelos governos federal, estadual e municipal para que essas empresas se instalem no interior do Ceará, que deveriam possibilitar, em contrapartida, qualidade no emprego”.