Foi realizada na manhã desta quarta-feira (14), uma reunião entre os representantes do Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) e da gráfica Embalagens Ceará Ltda. (Embacel). Foram discutidos o enquadramento das funções gráficas dos trabalhadores das duas unidades cearenses da Embacel e o fornecimento de transporte aos trabalhadores.
A empresa se comprometeu a analisar as nomenclaturas das funções utilizadas pelo setor gráfico de embalagens e enquadra-las de acordo com as funções gráficas contidas no Código Brasileiro de Ocupações – CBO.
Rogério Andrade, presidente do Sintigrace, firma que o uso de nomes como auxiliar de produção e operador de processo, para funções gráficas, são aplicadas com a intenção de manter a polivalência do trabalhador e permitir desvios de função sem remunerar adequadamente o trabalhador.
Os representantes da Embacel, a exemplo da reunião anterior, alegaram contenção de custos para negar o fornecimento de transporte aos trabalhadores. Para o secretário Geral do Sintigrace, Nonato Fonteles, a Embacel utiliza um argumento “pueril para negar um direito legítimo dos trabalhadores, além do mais, a empresa não falou a respeito dos incentivos fiscais concedidos pelos governos federal, estadual e municipal para que essas empresas se instalem no interior do Ceará, que deveriam possibilitar, em contrapartida, qualidade no emprego”.
 Sintigrace Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica
Sintigrace Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica
				