Home » Comunicação » Rigesa e Cobap: ASSEMBLEIA SOBRE BANCO DE HORAS

Rigesa e Cobap: ASSEMBLEIA SOBRE BANCO DE HORAS

sintigraceO Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) convoca os gráficos da Rigesa e Cobap para a votação sobre a continuidade, ou não do banco de horas nessas empresas. A participação de todos na votação é muito importante, antes, porém, é necessário saber o que é, e para que serve banco de horas.

Quando você faz banco de horas, direitos como a remuneração da hora extra, FGTS, previdência social, férias e 13º salário, são perdidos.

As empresas que praticam banco de horas, muitas vezes fazem com que o trabalhador gaste (perca) essas horas quando ele precisa de consultas médicas, tratamentos de saúde, etc, momentos onde as horas devem ser abonadas e não devem ser compensadas pelo trabalhador.

Além disto, quando se trabalha mais horas por dia, o trabalhador nunca consegue recuperar o que perde de saúde. Afinal, o trabalho é desgastante e os níveis de produção exigidos são altos.

Muitos trabalhadores acreditam que o banco de horas permite uma maior liberdade na jornada. Isso é ilusão! As empresas muitas vezes, quando existe baixa produção, cedem horas para serem acumuladas de acordo com seus interesses, mas quando desejam aumentar a produção, cobram que os trabalhadores compensem essas horas. No final, não é o trabalhador que define quando quer e como quer utilizar as horas extras! Ele fica refém da empresa, que define como quer, o tempo que ele terá para a família, o lazer, o estudo, a religião e outras atividades.

No caso do setor gráfico de embalagens, o quadro pode ser ainda mais complicado para quem trabalha de segunda a sábado e a noite! Esses trabalhadores estão sendo imensamente explorados, trabalhando em uma jornada ainda mais exaustiva!

E ainda:

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), poderia se gerar no Brasil, cerca de 1 milhão de novos postos de trabalho, caso não houvesse horas extras nas empresas. Ou seja, emprego que poderia ser de nossos filhos, conjugues e amigos.

Ao invés do banco de horas, as empresas poderiam pagar as horas extras, reduzir a jornada de trabalho sem redução de salários e contratar mais trabalhadores!

A votação sobre a continuidade ou não do banco de horas será SECRETA COM COLETA DOS VOTOS EM URNAS e irá ocorrer durante o expediente das empresas, afim de contemplar os votos dos trabalhadores dos três turnos.

Veja a data em que a votação acontecerá na sua empresa e participe:

Cobap – 17 de setembro de 2015 (quinta-feira)

Rigesa – 24 de setembro de 2015 (quinta-feira)