Home » Notícias » Sintigrace visita Embacel/ unidade de São Gonçalo do Amarante

Sintigrace visita Embacel/ unidade de São Gonçalo do Amarante

 

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e dos Serviços Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace) visitou nesta quinta-feira, 15 de setembro, a empresa Embalagens Ceará Ltda (EMBACEL), unidade de São Gonçalo do Amarante.

Na ocasião, os dirigentes da entidade distribuíram aos trabalhadores o informativo “Voz do Gráfico” e se apresentaram aos gráficos da empresa. Segundo Rogério Lopes, diretor do Sintigrace, os trabalhadores vibraram com a presença do sindicato no local, aproveitando a oportunidade para denunciar uma série de irregularidades cometidas pela empresa.

 

Para o diretor do Sintigrace, Francisco Lima (Roxinho), que ouviu os trabalhadores, o maior problema para os trabalhadores da Embacel de São Gonçalo do Amarante é o banco de horas. “eles falam que trabalham de domingo a domingo sem descanso nem nos feriados enfatiza o dirigente”.

O diretor do Sintigrace, Jesias Vituriano, que também fez parte da comissão que visitou a unidade da Embacel em São Gonçalo do Amarante, afirmou que a visita do Sintigrace aos trabalhadores significou a esperança de dias melhores, "pois os trabalhadores se sentem semi-escravos e aband

onados à própria sorte”.

O presidente Sintigrace Rogério Andrade declarou que “a Embacel é uma velha conhecida do Sintigrace, esta unidade localizava-se em Itaitinga e mudou-se para

São Gonçalo do Amarante em função da proximidade com o porto do Pecém, porém as irregularidades e os desmandos da empresa não mudaram”. Andrade enfatizou que a empresa “teima em não reconhecer o Sintigrace como legítimo representante da categoria para permanecer cometendo irregularidades”.

O sindicato apurou denuncias de que a empresa pratica banco de horas, descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, assédio moral e pagamento por fora.

A Embacel pertence a um grupo chamado Carton Pack. Sua matriz localiza-se no Rio Grande do Sul, com duas unidades sendo uma delas a matriz, uma unidade na Bahia e três no Ceará, além da unidade de São Gonçalo do Amarante, a empresa possui ainda as unidades de Sobral e Crato.

O presidente do sindicato afirmou que no Ceará são cerca de 800 funcionários “trabalhando em regime semi escravo, com as bênçãos dos governos federal, estadual e municipal que dão as empresa incentivos e renuncia fiscal, mas o Sintigrace vai lutar até os trabalhadores das três unidades da Embacel tenham uma vida digna”.

Por Marina Valente (JOR1961)

Estagiária: Joyce Selena Marçal (FAC)