Home » Notícias » UNI e CONATIG exaltam Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

UNI e CONATIG exaltam Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

Acidentes e doenças do trabalho ainda são muitos comuns no País e pelo mundo inteiro. O cenário não é diferente no segmento gráfico. No Brasil, por exemplo, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (CONATIG) tem verificado o crescimento assustador de doenças por esforço repetitivo, realizado em condições e de formas inadequadas. Tanto é que o órgão desde o ano passado iniciou um trabalho para ter um diagnóstico da doença dentro da categoria no País.

Outro problema tem sido os acidentes devidos problemas nos maquinários e nas instalações. Em 2014, houve até a morte de um gráfico em São Paulo por este motivo. As empresas na América Latina também passam por tais questões.

Neste viés e aproveitando a proximidade do Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, que se comemora no próximo dia 28, a UNI Gráficos lança uma campanha, com o apoio da CONATIG no Brasil, com o objetivo de dar visibilidade a ações de apoio dos sindicatos para proteger a vida dos trabalhadores, bem como as condições de trabalho onde laboram.

A campanha da UNI Gráficos, Embalagens e Serviços, coordenada pelo diretor regional da entidade, Marvin Largaespada, busca dar visibilidade aos problemas dos acidentes e doenças ocupacionais em função das inadequadas condições para exercer o serviço.

O slogan principal é ‘Quando não nos protegemos, podemos ignorar o que acontece’, fazendo alusão à necessidade do uso de equipamentos de proteção individual, mas sobretudo, não deixar de ouvir, não deixar de ver, nem tampouco deixar de falar sobre dos problemas existentes na empresa.

“Desse modo, o cartaz da campanha da UNI Gráficos e Embalagens em alusão ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, ressalta sobre a importância da unidade sindical para encontrar as respostas eficazes para erradicar este terrível problema de doenças e acidentes no trabalho”, diz Leonardo Del Roy, presidente da CONATIG. E este melhor resultado na vida dos trabalhadores dependerá da sindicalização do mesmo à sua entidade de classe, organização dos trabalhadores em prol dos mesmos.

Fonte: Conatig