Home » Notícias » 1º de maio: Data marca a luta dos trabalhadores

1º de maio: Data marca a luta dos trabalhadores

Muito mais que um feriado no calendário, o dia representa a história de luta da classe operária em todo o mundo.

O 1º de maio homenageia o trabalhador e sua luta contra a injustiça social. A data não é um simples feriado em referencia ao trabalho em sí, mas a representação da voz internacional de todas as categorias por melhores condições de vida e de trabalho.

Trabalhador é trabalhador em qualquer canto do mundo. Tenha ele, qualquer língua ou crença. Ao redor do mundo, inúmeros países adotam o 1° de maio como marco na luta dos trabalhadores, sendo considerado feriado em muitos deles. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 durante o governo de Artur Bernardes.

A partir do governo de Getúlio Vargas, qualquer medida governamental de benefício ao trabalhador era anunciada nessa data, uma forma do governo tentar capitalizar as conquistas dos trabalhadores.

Porém, operários, profissionais liberais, agricultores, servidores públicos e toda a sorte de homens e mulheres batalhadores, seguem levantado bandeiras, garantindo e conquistando novos direitos, a exemplo de tantos outros já conquistados como férias, décimo terceiro e jornada de trabalho.