O Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) está acompanhando o problema dos gráficos terceirizados que prestam serviços para a Universidade Federal de Ceará – UFC, na área de pré-impressão. Os trabalhadores são empregados diretos da Criart Serviços.
A empresa terceirizadora firmou contrato de prestação de serviços com a UFC em 2013, tomando por base na licitação, um Acordo Coletivo de Trabalho firmado entre o Sintigrace e a Delta Locação de mão de obra, empresa que terceirizava os serviços gráficos do Banco do Nordeste do Brasil – BNB. Ocorre que esse contrato com a Delta terminou em 2013, sem renovação nos anos posteriores. A Criart Serviços diante disso, não aplicou os reajustes salariais da categoria formados nas Convenções Coletivas de Trabalho a partir do ano seguinte, ficando os trabalhadores com os salários congelados, irregularmente, até a data atual.
O Sintigrace, agindo em defesa dos interesses dos trabalhadores gráficos, se reuniu com o advogado da Criart Serviços que, por sua vez, se responsabilizou em agendar nova reunião entre o gestor do contrato na UFC, a Criart e o Sintigrace, afim de encontrar solução para o problema. Até o fechamento desta matéria, a reunião não havia sido agendada.
O Sintigrace está organizando os trabalhadores para, através da sindicalização e mobilização, combater esse abuso. O Sintigrace conclama que os gráficos procurem fortalecer a entidade de classe para garantir que arbitrariedades como esta que está acontecendo com os gráficos terceirizados da UFC não ocorra com outros trabalhadores da categoria.
Sintigrace Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica
				