Home » Comunicação » Chicote: Trabalhadores são intimidados para não participar de assembleia

Chicote: Trabalhadores são intimidados para não participar de assembleia

O Sindicato dos Trabalhadores Gráficos do Ceará (Sintigrace) está realizando reuniões, nos locais de trabalho, para definição da Campanha Salarial 2017-2018 do setor gráfico de embalagens.
Porém a categoria está enfrentando problemas durante a realização das reuniões. Segundo explica Rogério Andrade, presidente do Sintigrace, a entidade está recebendo informações que algumas empresas estão intimidando os trabalhadores com a intenção de esvaziar as assembleias.
Dentre as denunciadas estão, a Ranco Embalagens, CoBAP e na Embacel em São Gonçalo do Amarante.
Andrade, afirma que a direção do sindicato está percebendo que existe muito medo por parte dos trabalhadores de participar das reuniões, “o que demonstra que as empresas têm pressionado para não participarem de nenhuma atividade do sindicato”.
“Na Ranco, empresa pertencente ao presidente do Sindicato patronal, o Sindembalagens, uma funcionária de Recursos Humanos da empresa chegou a vigiar pelas janelas os trabalhadores que estariam participando das reuniões, por conta disso, os funcionários do primeiro turno se sentiram coagidos e não pararam para ouvir o sindicato”, denuncia o presidente.
Ainda segundo Andrade na CoBAP, um dos supervisores ficou de plantão na portaria da empresa e intimidou os trabalhadores que entravam para o segundo turno de trabalho.
Nesta empresa, somente alguns trabalhadores que estavam de saída do primeiro turno participaram da reunião.” Na Embacel, alguns trabalhadores se negaram a assinar a lista de presença, pois, durante reunião anterior, a empresa teria chamado a atenção pelo fato de terem sido vistos assinando a lista de presença do dia”, afirma o dirigente.