Home » Comunicação » Denúncia: empresa “presenteia” trabalhador com justa causa

Denúncia: empresa “presenteia” trabalhador com justa causa

A gráfica Impressão de Rótulos Inteligentes do Brasil, localizada no bairro Castelão, em Fortaleza, deu um verdadeiro “presente de grego” a um de seus trabalhadores: em pleno natal demitiu o empregado por justa causa, alegando desídia por parte do trabalhador. A empresa também queria obrigar o empregado a assinar a rescisão de contrato, ameaçando prender a CTPS se este não assinasse a rescisão.

No entanto, o Sindicato dos Gráficos do Ceará – Sintigrace orientou o trabalhador a não assinar nada, pois justa causa é uma Ação na justiça do trabalho para apurar falta grave, e as formalidades para a rescisão do contrato só ocorrem após a sentença judicial. A CTPS é documento do empregado e a empresa que prende este documento comete crime. Assim, após a intervenção do Sindicato Impressão de Rótulos devolveu o documento do empregado que irá se defender na justiça, para reaver o que a empresa quer lhe usando a justiça.

O empregado já havia explicado, que esta empresa massacra seus empregados, promovendo banco de horas irregular, suspendendo por 15 dias os empregados, por qualquer motivo e cobrando metas a serem batidas pelos empregados, sem no entanto, pagar produtividade, além de uma série de outras irregularidades.

A diretoria do Sintigrace esteve na empresa onde conversou com os trabalhadores, promoveu a filiação destes; conversou com o proprietário. Na oportunidade lhe foi explicado que não cabia a justa causa no empregado pelos fatos narrados, tendo em vista que irregularidades cometidas pela empresa são maiores que as faltas do trabalhador. Porém a empresa não voltou atrás.

Quanto as demais irregularidades a empresa ficou de observar e se adequar a Lei. Tendo em vista a disposição dos trabalhadores em defender seus interesses, o Sintigrace vai acompanhar de perto o desenrolar dos fatos. “Caso a Impressão de Rótulos Inteligentes não trate os trabalhadores com dignidade, o Sindicato vai tomar as medidas necessários para que a empresa respeite seus empregados”, disse o presidente do Sintigrace Rogério Andrade.