Home » Comunicação » Gráficos do DN propõem nova negociação direta com a Editora Verdes Mares

Gráficos do DN propõem nova negociação direta com a Editora Verdes Mares

Os trabalhadores gráficos empregados do Diário do Nordeste, em reunião com a diretoria do Sindicato dos Gráficos do Ceará – Sintigrace, realizada no último dia 13 de dezembro, decidiram retomar a luta pela recomposição das perdas salariais dos períodos de 2017 e 2018.

A categoria gráfica em jornais e revistas está sem celebrar Convenção Coletiva de Trabalho desde 2016, tendo em vista que o sindicato patronal quer reduzir indiretamente os salários dos gráficos, aplicando reajustes salariais abaixo da inflação, o que determinaria redução do poder de compra, dos já defasados salários dos trabalhadores.

Na reunião do dia 13, os gráficos do DN deram autorização à diretoria do Sintigrace para reabrir negociação direta com o jornal, a fim de analisar a forma de recomposição das perdas salariais de 2017 e 2018 e o pagamento das diferenças salariais do período.

Segundo o presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, os trabalhadores não aceitam as imposições do sindicato patronal de jornais e revistas que pretende aplicar reajustes salariais com índices inferiores aos índices inflacionários: “os trabalhadores do DN, tendo em vista os investimentos em máquinas e equipamentos realizados pela empresa, não aceitam os argumentos de crise disseminado pela empresa”, assegura Andrade.

Os trabalhadores decidiram ainda que, caso haja, por parte da empresa, renuncia em negociar, nova reunião deverá ser realizada para definir o encaminhamento a ser tomado pelos trabalhadores e pelo Sintigrace diante da falta de atenção do DN aos pleitos dos empregados.

A diretoria do Sintigrace se responsabilizou em apresentar os pedidos dos trabalhadores à empresa em no máximo uma semana.