Home » Notícias » Gráficos e jornalistas de Pernambuco fecham Campanha Salarial Unificada

Gráficos e jornalistas de Pernambuco fecham Campanha Salarial Unificada

Após a realização de uma Campanha Salarial coletiva, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Pernambuco (Sindgraf-PE) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope), fecham Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) históricas para suas categorias. Entre as conquistas está a volta,depois de 18 anos, do piso salarial dos jornalistas.

Durante toda a campanha, assembleias e paralisações foram realizadas de forma conjunta, bem como as negociações. A união das duas categorias em Pernambuco, porém, não é novidade. Nos anos 1990, gráficos, jornalistas e radialistas criaram a Intersindical de Comunicação (Intercom), que juntava as categorias para reivindicações conjuntas.

Esse ano, as categorias aprovaram, no último dia 14 de novembro, o fim da campanha salarial. Com o fechamento das Convenções, gráficos conquistam reajuste salarial de 11,04%, com ganho real de 8%; já os jornalistas conquistaram a volta do piso salarial com 1,5 mil para profissionais da Região Metropolitana e 1,2 mil para profissionais do interior.

Se compararmos a proposta de piso salarial de 18 anos dos jornalistas, que era de R$ 1.268,65 com o novo piso, existe uma diferença de 18,24%, ou seja, 17,72% de ganho real.

O Sindicato dos Gráficos do Ceará parabeniza as duas categorias que demonstraram que, somente com luta e organização é possível derrotar a intransigência patronal. Exemplo a ser seguido pelos gráficos e jornalistas cearenses.

Foto: Sindgraf – PE