Home » Notícias » Gráficos estão sem reajuste de salário desde 2013

Gráficos estão sem reajuste de salário desde 2013

O Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) está acompanhando o problema dos gráficos terceirizados que prestam serviços para a Universidade Federal de Ceará – UFC, na área de pré-impressão. Os trabalhadores são empregados diretos da Criart Serviços.
A empresa terceirizadora firmou contrato de prestação de serviços com a UFC em 2013, tomando por base na licitação, um Acordo Coletivo de Trabalho firmado entre o Sintigrace e a Delta Locação de mão de obra, empresa que terceirizava os serviços gráficos do Banco do Nordeste do Brasil – BNB. Ocorre que esse contrato com a Delta terminou em 2013, sem renovação nos anos posteriores. A Criart Serviços diante disso, não aplicou os reajustes salariais da categoria formados nas Convenções Coletivas de Trabalho a partir do ano seguinte, ficando os trabalhadores com os salários congelados, irregularmente, até a data atual.
O Sintigrace, agindo em defesa dos interesses dos trabalhadores gráficos, se reuniu com o advogado da Criart Serviços que, por sua vez, se responsabilizou em agendar nova reunião entre o gestor do contrato na UFC, a Criart e o Sintigrace, afim de encontrar solução para o problema. Até o fechamento desta matéria, a reunião não havia sido agendada.
O Sintigrace está organizando os trabalhadores para, através da sindicalização e mobilização, combater esse abuso. O Sintigrace conclama que os gráficos procurem fortalecer a entidade de classe para garantir que arbitrariedades como esta que está acontecendo com os gráficos terceirizados da UFC não ocorra com outros trabalhadores da categoria.