Home » Comunicação » Mecesa foge da negociação da PLR

Mecesa foge da negociação da PLR

O Sindicato dos Gráficos do Ceará compareceu na Superintendência Regional do Trabalho, dia 4 de outubro, para discutir a proposta de Participação nos Lucros e Resultados – PLR apresentadas pelos trabalhadores empregados na Metalgráfica Cearense S.A. – MECESA. Infelizmente, a empresa não compareceu, demonstrando total desinteresse em fazer qualquer tipo de acordo.

Não é a primeira vez que a empresa se nega a fazer acordo. O Sindicato já havia tentado negociar diretamente, porém a empresa sequer respondeu ao pleito do Sindicato dos Trabalhadores.

A Mecesa concedia PLR aos trabalhadores em razão do cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho a qual a mesma estava vinculada: a Convenção da categoria metalúrgica. A empresa resolveu mudar de Sindicato, já que as atividades predominantes é diretamente ligada as artes gráficas. Com a mudança, por não ter o benefício na Convenção Coletiva dos trabalhadores de embalagens gráficas, a Mecesa resolveu cortar o benefício.

Ocorre que ao anunciar a mudança para o Sindicato das Indústrias de Embalagens – Sindembalagens, a empresa informou que não retiraria nenhum benefício ou direitos dos trabalhadores.

A diretoria do Sintigrace informou que irá reunir-se com os trabalhadores para que eles decidam sobre a questão. Para a diretoria não se deve abrir mão de direitos. O valor da PLR da Mecesa não terá grande impacto na folha de pagamento da empresa. Mas na mesa do trabalhador fará uma diferença enorme.