Home » Notícias » Patrões do Sindgraficas aceitam rediscutir vale-alimentação e paralisações são adiadas

Patrões do Sindgraficas aceitam rediscutir vale-alimentação e paralisações são adiadas

Foi realizada nesta segunda-feira, 12 de março, na Superintendência Regional do Trabalho – SRTE, com mediação do Auditor Fiscal do Trabalho Astélio Moreira, a sétima rodada de negociação entre o Sintigrace e o Sindgraficas, para discutir a Convenção Coletiva de Trabalho 2012 (CCT) do setor gráfico convencional.

Durante a rodada de negociação os patrões ratificaram a proposta de reajuste salarial de 8% comprometendo-se a rediscutir a proposta de vale-alimentação e apresentar uma contraproposta durante a próxima rodada de negociação.

 

Os patrões também se comprometeram a instalar uma comissão dos dois sindicatos para discutir, ainda este ano, a Participação nos Lucros e Resultados – PLR.

Para o presidente do Sintigrace Rogério Andrade esta rodada foi importante porque o compromisso patronal em rediscutir vale alimentação e PLR evitou, momentaneamente, que as paralisações dos trabalhadores do setor tivessem início logo agora após o dia 12 de março. “Esperamos que na próxima rodada os patrões tragam propostas para evitar as paralisações. Eles sabem que não vamos fechar a Convenção só com reajuste”, afirmou o presidente.

O Secretário de Esportes do Sintigrace, Nonato Fonteles, afirmou que não há motivos para que outra cláusula, a do vale-refeição, não seja incluída na CCT, tendo em vista que durante esta rodada ficou claro que a maioria das empresas já concede o beneficio, “se o quadro é este, a questão dos patrões é ficar na informalidade, mas se as empresas forem fiscalizadas, a informalidade ficará muito mais cara as empresas”.

A próxima rodada de negociação ficou agendada para o próximo dia 26 de março, às 13h30min na SRTE. “Se vierem só com o reajuste salarial vai ter paralisação, aliás, a categoria já está sabendo e esperando o momento para começar a parar”, afirmou o presidente do Sintigrace.