Home » Notícias » Pernambuco: Sem resposta, gráficos podem começar paralisações

Pernambuco: Sem resposta, gráficos podem começar paralisações

Decisão será tomada nesta quarta-feira (27), às 19h, no Sindgraf-PE

A categoria exige 15% de reajuste e melhorias nas clausulas sociais, mas os patrões não querem negociar. O patronal limitou-se a dizer que melhorias iriam ‘quebrar’ o setor. Não houve nem uma contraproposta na reunião de quinta-feira (20). Como resposta, os trabalhadores prometem reação imediata. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Pernambuco (Sindgraf-PE) lançou edital de greve e fará assembleia com a categoria. O encontro deliberativo acontece nesta quinta-feira (27), às 19h, na sede da entidade.

 A estratégia dos trabalhadores é deflagrar greves localizadas. Esta foi a posição da categoria decidida na última assembleia. Assim, a intenção é começar pelos jornais e outras empresas de grande porte. “Convocamos todos os gráficos para decidirem os nossos rumos nesta quinta (27)”, fala o presidente do Sindgraf-PE, Iraquitan da Silva, dizendo que não há conquista sem luta. Ele lembra ainda que o tamanho da conquista será do tamanho da mobilização.

Mesmo com tendência de faturamento 15% maior que 2011, os patrões dizem não poder oferecer nada aos funcionários porque estão passando dificuldades. “Sendo assim, não há outro caminho, só resta aos trabalhadores reagir e mudar a situação como foi feito nas greves do ano passado”, pontua Iraquitan. A categoria reivindica plano de cargos e salários, cesta básica, plano de saúde, dentre outras clausulas sociais.

Fonte: gráficos do PE