Home » Notícias » Recriação da CPMF ou turbinar a Cide trará prejuízo aos gráficos

Recriação da CPMF ou turbinar a Cide trará prejuízo aos gráficos

Os trabalhadores já convivem com sérios problemas com o desemprego e a inflação. E a coisa pode ficar pior se o projeto de aumentar a carga tributária avançar, como já deseja o novo governo Temer. O presidente interino do Brasil quer resolver parte do problema de caixa do governo com ações que podem recriar a CPMF e/ou elevar o preço da gasolina através da maior cobrança do tributo deste combustível (Cide). O efeito  disso será o aumento em cadeia dos preços dos alimentos, transporte e etc., pois o incremento tributário será repassado para o consumidor final.  Desse modo, a inflação ficará maior e o poder de compra dos gráficos e demais profissionais ainda menor, já que o salário só aumenta por ano. A Confederação Nacional dos Gráficas (CONATIG), que se contrapõe ao projeto ‘Ponte para o Futuro’ do governo Temer, pois visa dificultar a vida dos trabalhadores e dos mais pobres, repudia o aumento tributário.

“O Brasil é um dos países campeões com maior carga tributário mundial e o novo governo interino, mal chegou, e quer avançar ainda mais nisso como meio para elevar a receita da União. Isso significa atacar os mais pobres e os trabalhadores que injustamente mais pagam impostos hoje”, critica Leonardo Del Roy, presidente da CONATIG. O dirigente diz que Temer devia é corrigir a taxação injusta do Imposto de Renda (IR), pois retira do trabalhador boa parte de sua pequena remuneração todo ano.

O IR já é desleal, agora Temer fala em mais imposto (CPMF e/ou Cide). “Isso não está certo, isso não é justo. Toda vez que se fala em imposto é o mesmo que dizer que vai tirar uma parte maior do salário do gráfico, que deixar de se alimentar, vestir, estudar, cuidar da sua família. E isso não é solução para o Brasil, pelo menos não é para a maioria da classe trabalhadora e a população pobre do país”, alerta Del Roy. Por esta e outras razões, a CONATIG e contra o aumento de impostos que reduz ainda mais o poder aquisitivo da categoria e toda a classe trabalhadora.

A CONATIG, que representa cerca de 220 mil gráficos brasileiros, alerta a categoria para o que vai acontecer se aumentar a tributação da Cide da gasolina. O combustível ficará mais caro para o trabalhador, o que já é muito ruim, mas também aumentará os custos com logística. Ou seja, o frete do transporte dos alimentos e demais produtos também aumenta. Com isso, eleva-se o custo para o consumidor final, que é o trabalhador e o desempregado também. Recriar a CPMF (tributo na movimentação financeira) também terá efeito igual. “Tudo isso integra o projeto maior do governo Michel Temer, que é a Ponte para o Futuro”, critica Del Roy.

Fonte: Conatig