Home » Notícias » Registrada a CCT 2012 do setor gráfico convencional

Registrada a CCT 2012 do setor gráfico convencional

Foi registrada na sexta-feira (3/08) no Sistema Mediador do Ministério do Trabalho (MTE) a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2012 do setor gráfico convencional.A CCT 2012 garante reajuste salarial de 8%, com pagamento do retroativo dos salários pagos desde dezembro de 2011 e vale- transporte com desconto de até 4% do salário base.

Uma grande conquista desta CCT é cláusula que garante fornecimento de alimentação ao trabalhador através de refeitórios e/ou locais adequados através da adesão ao Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT ou o fornecimento de vale refeição no valor mínimo de R$ 5,00 diários. Nas duas formas do benefício, o desconto da participação do trabalhador não pode ser maior que 1%. O presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, afirmou  que  esta é mais uma conquista da categoria gráfica, que "aos poucos avança por melhores condições de trabalho, porém, ainda falta muito para adquirirmos condições satisfatórias".

Outra cláusula importante mantida nesta CCT é a que garante o pagamento equivalente a 10% do salário base às mães durante o período do quarto mês até o oitavo mês de vida do filho como auxilio amamentação. Quanto à contribuição sindical, as empresas devem descontar 3% do salário de agosto de 2012 da categoria, como forma do trabalhador contribuir com a luta do sindicato e as conquistas da categoria.

Veja o comunicado a categoria emitido pelo Sintigrace