Home » Notícias » Sindicato denuncia práticas anti-sindicais praticadas pela Gráfica LCR

Sindicato denuncia práticas anti-sindicais praticadas pela Gráfica LCR

No dia 29 de outubro ocorreu, na sede do Ministério Público do Trabalho, uma audiência com a Gráfica e Editora LCR, que foi denunciada por prática anti-sindical contra os trabalhadores gráficos.

A mediação foi realizada pelo procurador regional do trabalho, Dr. Ricardo Coser, a pedido do Sindicato dos Gráficos do Ceará (Sintigrace) que denunciou a empresa por perseguição a todos os trabalhadores que buscassem filiação na entidade sindical.

 

A LCR, apesar de possuir mais setenta empregados, só possui três filiados ao sindicato. De acordo com o Presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, só consegue ser sindicalizado na empresa quem possuir algum tipo de estabilidade provisória.

Além disso, segundo denúncias de trabalhadores da gráfica, a empresa fraudou  uma eleição da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) com a intenção de impedir a vitória de um cipeiro que é sindicalizado. Segundo a denúncia, a empresa descumpriu a Norma Regulamentadora nº 5, em vários itens que determinam a realização da eleição da Comissão.

Na audiência, a empresa negou tais atos e afirmou que não irá demitir quem quiser se sindicalizar. O procurador ordenou, então, uma campanha de sindicalização dentro dos próximos de 30 dias dentro da empresa para associar os trabalhadores que quiserem associar-se ao sindicato.

Sobre a denúncia da eleição da CIPA, nenhuma atitude foi tomada na audiência, pois o sindicato já havia solicitado a anulação do pleito na Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), que já iniciou a investigação.