Home » Comunicação » Sintigrace assina e compartilha nota da Conatig sobre a prisão política de Lula

Sintigrace assina e compartilha nota da Conatig sobre a prisão política de Lula

CONATIG DEFENDE LULA LIVRE EM RESPEITO À DEMOCRACIA E À CONSTITUIÇÃO

Vários Sindicatos dos gráficos pedem LULA LIVRE. No país e no mundo cresce o repúdio a esta prisão política. Um dos repúdios internacional vem da gráfica Adriana Rosenzvaig, uma das fundadoras da UNI Global

Sem entrar no mérito da ação judicial, embora haja provas claras contra outros políticos, foi o ex-presidente Lula que recebeu das três instâncias judiciais (Sérgio Moro, TRT4 e STF) uma prioridade e rigor diferenciado. Foi até atropelado vários ritos convencionais, competência de foro e etc. Assim, Lula está preso há dias. Dessa forma, frente à existência de “dois pesos e duas medidas”, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (CONATIG) classifica o julgamento, da forma como foi, e a prisão, decretada antes mesmo do fim dos embargos existentes, como uma questão política para impedi-lo da disputa da Presidência do Brasil, a qual lidera todas as pesquisas de opinião. Com isso, a ‘Justiça’ favorece outros grupos políticos, que, por sinal, não sentem peso desta lei, mesmo sendo suspeitos ou envolvidos em corrupção e mais crimes.

“A lei pode até ser para todos, mas, neste caso, não podemos dizer que é. Usa-se dela para tirar o candidato à Presidência antes da eleição. E atropela-se todos os ritos legais em desfavor desse candidato que tem ligação com a classe trabalhadora e pobres, enquanto privilegia outros políticos com compromisso junto a setores das elites”, pontua Leonardo Del Roy, presidente da CONATIG. As contradições são flagrantes. Através desse mecanismo, os demais grupos políticos envolvidos em corrupção, em especial aos ligados às elites econômicas, as quais têm aplicado o congelamento de gastos públicos por 20 anos e a nova lei do Trabalho, continuam livres, inclusive com mais condições de ganhar as eleições.

A CONATIG, por ter em seus quadros de entidades uma vasta corrente de pensamentos e ideologias políticas, reitera o respeito a esta pluralidade, não defendendo nenhum candidato. Contudo, não se trata da defesa ou não de Lula como o candidato da entidade. Mas, a partir do que se ver a partir da excepcionalidade de todo seu julgamento e condenação, já até com prisão, a CONATIG vem em defesa do Estado Democrático de Direito e Constituição, a qual deve ser protegida pelo STF. Nestas condições, ninguém inclusive pode ser preso sem esgotar todos seus recursos no ordenamento jurídico do país, que vai até o STF. Porém Lula, líder das pesquisas na corrida presidencial, já está preso mesmo com o processo pela metade, visto que o mérito ainda não foi julgado pelo TSJ e STF.

Portanto, a CONATIG, defendendo a Democracia, não se furtará de exigir da Justiça brasileira, leia-se o STF, que cumpra seu papel constitucional de proteger a Constituição Federal. Neste sentido, não pode haver uma outra direção senão LULA LIVRE. “Do contrário, a partir desta prisão, também estará mantenho uma injustiça contra a democracia ao retirar o direito da classe trabalhadora escolher livremente seus representantes políticos, como também estará privilegiando parcela de políticos ligados às elites que tem oprimido o povo com suas medidas neoliberais, onde vários deles estão envolvidos em corrupção, com prova, mas livres”, diz.

Neste sentido, vários sindicatos de gráficos do país pedem LULA LIVRE. E não estão só contra a prisão política do ex-presidente Lula. Diversas entidades e lideranças internacionais tem feito a mesma reivindicação. Até a ONU já analisa o caso. Fora do Brasil, o setor gráfico também tem se posicionado. “Um dos exemplos vem do maior sindicato argentino dos gráficos, a Federação Gráfica Bonaerense (FGB), com cerca de 40 mil trabalhadores, emitiu inclusive nota clara, bem como a Central Geral dos Trabalhadores do mesmo país”, diz Leandro Rodrigues, secretário de Comunicação da CONATIG. A UNI Américas também se posicionou. LULA LIVRE é o pleito de todos, como da gráfica estrangeira Adriana Rosenzvaig, que é uma das fundadoras da UNI Sindicato Global, onde foi diretora direta, bem como foi secretária regional de braço continental da entidade nas Américas. O gráfico estrangeiro Marvin Largaespada, atual diretor regional da UNI Gráficos Américas, também critica a prisão e defende LULA LIVRE.