Home » Notícias » Sintigrace consegue reintegração de dirigente no Jornal O Povo

Sintigrace consegue reintegração de dirigente no Jornal O Povo

 

Nessa quinta-feira, 8 de setembro, às 17h , o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e dos Serviços Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace) acompanhou a reintegração do Diretor de Formação do sindicato, Juarez  Alves, na sede do  jornal O Povo.

O diretor do Sintigrace Juarez foi demitido pelo jornal O Povo em agosto de 2009, ferindo o artigo 543 da Consolidação das leis de Trabalho (CLT) que garante estabilidade do dirigente sindical.

O Sindicato entrou com processo contra o jornal no Tribunal Regional do Trabalho e ganhou parcialmente a 1° instancia, tendo a justiça reconhecido a estabilidade sindical, porém permitindo que o jornal demitisse o dirigente desde que restituindo os anos de afastamento.

O SINTIGRACE recorreu da decisão, por acreditar que o jornal não pode, em nenhuma situação, demitir m dirigente sindical.

Na 2° instancia, no Pleno do Tribunal, o sindicato obteve êxito, com a decisão de reintegração de Juarez ao jornal O Povo e quitação dos salários atrasados. O dirigente começa a trabalhar nessa sexta-feira (9/9) no turno da noite.

Para a direção do SINTIGRACE, a reintegração do dirigente é uma vitória para todos os trabalhadores. Segundo o presidente do sindicato, Rogério Andrade, são inúmeros os casos de perseguição a liberdade sindical que estão acontecendo atualmente no Ceará, e o caso do diretor Juarez, é uma prova de que a CLT deve ser respeitada pelos patrões, que ao demitir um dirigente sindical, acreditam que podem coibir a luta dos trabalhadores, constrangendo e ameaçando suas lideranças.

 

Por Marina Valente – CE 1961 JOR

Joyce Selena Marçal – Estagiária de Jornalismo

 Veja os videos da reintegração: 

http://www.youtube.com/watch?v=liZ509zMsLs

http://www.youtube.com/watch?v=cNjjzCt3r4w