Home » Notícias » Sintigrace participa da VI Jornada Nacional de Debates do DIEESE

Sintigrace participa da VI Jornada Nacional de Debates do DIEESE

No dia 1º de setembro de 2011, às 14h, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Ceará (MOVA-SE), a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e dos Serviços Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace), participou da VI Jornada Nacional de Debates do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Escritório Regional do Ceará (DIEESE/ERCE).

A VI Jornada Nacional de Debates, é uma iniciativa conjunta do DIEESE e das centrais sindicais CGTB, CSP-Conlutas, CTB, CUT, Força Sindical, NCST e UGT. Os temas debatidos na jornada foram Negociação Coletiva e Trabalho Decente. Na ocasião, a representante do DIEESE nacional, Rosane Maia, ministrou uma palestra sobre Trabalho Decente.

Durante os debates, dirigentes de várias entidades expuseram suas dificuldades com relação aos temas abordados e sugeriram: Prioridade a luta da jornada de 40h, a participação dos sindicatos cearenses com voz ativa e qualificada no processo de negociação e uma marcha do Trabalho Decente, dentre outras sugestões.

Além do Sintigrace, participaram dos debates o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (Sindetran-Ce), Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Fortaleza e Região Metropolitana (SECVGAF),  Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (FETRACE), Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Serviços de informática e Similares do Estado do Ceará (SINDPD-CE), Federação dos Trabalhadores (as) no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE), Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará (SINDMETAL) e o Sindicato Dos Servidores Públicos Municipais De Barreira (SINSEMBA), dentre outras entidades.