Home » Comunicação » Trabalhadores de Cobap e Pacel não aceitam trabalhar em domingos e feriados

Trabalhadores de Cobap e Pacel não aceitam trabalhar em domingos e feriados

 

Os trabalhadores das gráficas de embalagens Cobap e Pacel, localizadas em Maracanaú-CE, rejeitaram, por maioria de votos, a proposta das empresas para trabalhar em domingos e feriados. Os trabalhadores da Pacel rejeitaram, ainda, a proposta de Banco de Horas apresentada pela empresa.

A assembleia de votação aconteceu no último dia 22 de maio, e o resultado conhecido após a apuração dos votos, realizada no dia 23 de maio.

Antes de irem a votação, as propostas apresentadas pelas empresas, foi analisada e modificada, no que foi possível, pelos trabalhadores das duas empresas, juntamente com o Sindicato dos Gráficos do Ceará – Sintigrace. Na votação, os trabalhadores votaram pela não aceitação das propostas para trabalhar em domingos e feriados, mediante a possibilidade de compensação por uma dia qualquer da semana, e pela não aceitação do banco de horas, no caso dos trabalhadores da Pacel e pela não aceitação da proposta para trabalhar em domingos e feriados, mediante a possibilidade de compensação por uma dia qualquer da semana, no caso dos trabalhadores da Cobap. Estes por sua vez aprovaram apenas o banco de horas.

Para o presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, “as propostas, de fato não traziam melhorias para as condições de trabalho dos gráficos empregados das duas empresas, por isso foram, sabiamente, recusadas na votação, o que demonstra amadurecimento por parte dos trabalhadores destas empresas”, destacou Andrade.

O presidente ressaltou que durante as negociações, as principais contrapropostas dos trabalhadores não foram aceitas pelas empresas: “talvez por isso as propostas tenham sido rejeitadas”, finalizou.

Conhecido o resultado, o Sintigrace dará conhecimento aos trabalhadores, bem como explicará como ficará a situação a partir desta decisão, no que se refere a trabalho em domingos e feriados e banco de horas. O Sintigrace fará uma publicação específica sobre a matéria para explicar as questões aos trabalhadores.