Home » Notícias » BNB anuncia fim das atividades de sua indústria gráfica

BNB anuncia fim das atividades de sua indústria gráfica

Segundo informações extraoficiais colhidas com os trabalhadores gráficos, o Banco do Nordeste do Brasil  (BNB) irá encerrar as atividades da indústria gráfica de seu Centro Administrativo em Fortaleza em meados de setembro. A gráfica terceirizada do BNB emprega cerca de 40 trabalhadores vinculados a Delta Locação de Serviços e Empreendimentos Ltda. O Banco do Nordeste do Brasil é uma instituição financeira pública, com administração Federal.

A empresa terceirizada possui um Acordo Coletivo de Trabalho  (ACT) com o Sindicato dos Gráficos (Sintigrace), que beneficia os gráficos com piso salarial em sete faixas (média de salário R$ 1.368,00); jornada de 40 horas semanais; plano de saúde; horas extras remuneradas em 80%, nas duas primeiras horas e 100%, a partir da terceira hora ordinária; vale-alimentação; vale-lanche, entre outras.

 

A terceirizada  já informou aos trabalhadores que não renovará o contrato com o banco e que o aviso prévio será enviado em agosto.

O Banco ainda não se pronunciou oficialmente, por isso não se tem informações se apenas a gráfica será fechada, ou se todos os departamentos de artes gráficas. Para o presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, é lamentável que uma instituição pública encerre as atividades gráficas, desempregando vários pais e mães de família.

 Andrade afirma que a  situação dos gráficos terceirizados do BNB é diferente dos demais terceirizados, pois seus salários e condições de trabalho são superiores aos da categoria em geral e "é extremamente lamentável que sob governo do PT, trabalhadores percam postos importantes de trabalho; sabemos que a atividade fim do banco não é indústria, mas onde fica a função social da empresa pública?"