Home » Notícias » Campanha Salarial 2013 do setor convencional

Campanha Salarial 2013 do setor convencional

Sintigrace apresenta resposta da categoria: sem piso salarial não haverá acordo

Foi realizada nesta quinta-feira, 23 de maio, a segunda rodada de negociação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE, entre o Sindicato dos Gráficos (Sintigrace) e o Sindicato patronal, Sindgrafica, referente a Campanha Salarial 2013. Na oportunidade, o Sintigrace expôs ao sindicato patronal a resposta dos trabalhadores gráficos à contraproposta patronal.

 

Por três rodadas de negociações, sendo uma na SRTE, o Sindicato patronal negou todas as propostas da categoria, apresentando apenas proposta de reajuste salarial de 6,20%.

 

O Sintigrace realizou reuniões com os trabalhadores em várias empresas para avaliar contraproposta patronal. Nestas reuniões a categoria ratificou a proposta da assembleia realizada no dia 4 de novembro de 2012, onde foi firmado o compromisso de que sem a garantia de um piso salarial para a categoria, não haverá acordo sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em 2013.

Para o presidente do Sintigrace, Rogério Andrade, os trabalhadores entenderam que não há mais justificativas para a categoria gráfica não ter um salário de referência.  Segundo Andrade, o piso salarial das categorias foi garantido pela Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 7º inciso V, portanto não há mais justificativas, sejam econômicas, sociais ou jurídicas para os patrões negarem o piso salarial dos trabalhadores gráficos. “A categoria está consciente que só assinaremos a próxima convenção coletiva de trabalho com a inclusão de uma cláusula sobre piso salarial”, argumenta o presidente.

O presidente do Sintigrace informou que os patrões ficaram de reavaliar a questão nas reuniões do sindicato patronal. A próxima rodada de negociação acontecerá no dia 24 de junho na SRTE. “Os patrões agora sabem que as demais cláusulas só serão negociadas com a garantia do piso salarial, até a próxima rodada de negociação continuaremos mobilizando a categoria” finaliza Andrade.